Pra ser sincero, tenho sonhado ultimamente com este post. Disse ser sincero, não ser piegas. Acreditem em mim.
Os mais ansiosos, penso que estarão se perguntando sobre o que se trata, mas, peço desculpas. Preciso contar uma historinha antes de qualquer revelação.
Se julgar pretencioso, desculpe, o que estou mesmo é feliz!

Há alguns anos, bom, há exatos 6 anos decidi brincar de ter prazer registrando momentos com uma câmera.
Isso, pelo simples fato de me sentir como um Mestre dos Magos: guardando lembranças em objetos palpáveis.
Se você for parar pra ver é isso que nós, fotógrafos fazemos. Guardamos aquele instante que poderia ser esquecido em um objeto. Tá certo que a era digital tirou um pouco esse contato das mãos suadas com a fotografia impressa, mas, seja um álbum da internet, seja num álbum super bacana. As fotografias quando observadas remontam nos corações de quem viveu o momento uma lembrança agradável, e nos corações de quem não estava lá a inveja saudável de querer ter estado. Pura magia.

Daí, não contente em trabalhar com momentos puramente sociais resolvi entrar de cabeça no mundo da fotografia de casamento. Especificamente.
Aí meu amigo, a brincadeira foi tomando grandes proporções. Veja você que naquelas horas de trabalho eu vou ser responsável não apenas pelo registro oficial de um dia. Mas sim, pelo registro ETERNO de um dia, também visto como O GRANDE DIA.
Ok, ok. Me beneficio desse fato para aproveitar a emoção transbordante nos olhinhos de cada noiva que me sorri ao cruzarmos olhares na sua entrada triunfal rumo ao casamento. É fantástico!

Como diz meu grande mestre, Vinícius Matos, sou antes de tudo um feliz! Por trabalhar com o que eu amo e veja só, ganhar a vida com isso!

Dizer que sei tudo e bla bla bla, seria sim realmente piegas. Não sei nada. Ou melhor, sei bastante coisa que diante da eternidade de outras mil que irei aprender, são relativamente nada.

Acontece que há mais ou menos um mês, traçando planos e metas para uma nova vida, dentro desta mesma, que começava, conversei com uma querida, Lu Aith, que sem milongas descreveu todo seu orgulho – e prazer em ver as diferenciações e evoluções que estavam aparecendo em meu trabalho fotográfico. Parei pra pensar. Recuei por faltar coragem. Voltei e no fim achei que já era hora de tentar mesmo.

Tentar o quê?
Bom, tentar e conseguir fazer parte de um seleto, digo seletíssimo grupo de não mais que 20 brasileiros dentro da INTERNACIONAL SOCIETY OF PROFESIONAL WEDDING PHOTOGRAPHERS – ISPWP.

logo_1232855486

Ok, associações existem várias não é mesmo? Pois é. Mas se pararmos pra pensar que hoje no brasil devemos ter, no mínimo uns quem sabe, 20.000 fotógrafos especializados em eventos sociais, fazer parte de uma parcela ‘minúscula‘ desse montante é sem dúvida, DIGNO.
Na verdade, para explicar um pouco esse lance de ISPWP. Crianças, não é só mandar e-mail para o rapaz de lá e boa. Há que passar pelo crivo rigoroso de uma seleção e posterior aprovação de seu trabalho. E ah, para aqueles que sempre mandam só as ‘melhores‘ fotos de cada evento para seu portifolio, esqueçam essa brincadeira. Lá você tem que mostrar não só a ‘sorte‘ que teve em um ou mais clicks, mas sim no mínimo 3 casamentos COMPLETOS, além de comprovar que já participou de no mínimo 50 casamentos como fotógrafo principal.

Importantíssimo. Recomendações nesse caso são essenciais. Seja de clientes, amigos fotógrafos e até mesmo de outro membro da associação, como foi o meu caso. Publicamente, obrigado a meu amigo Vinicius Matos por ter botado uma fé nesse pequenino.

Gratidão também expresso com vontade a todos aqueles que de alguma forma ou de outra presenciam meu trabalho!
De longe ou de perto, tanto faz. Me faz feliz saber que seus olhos passam por aqui, levam metafisicamente sorrisos ao seu rosto e um gostinho de ver mais imagens.

E se você que está lendo acha bobeira, desculpa querido, mas a sensação de entrar numa associação internacional, ligar pra sua avó, e perceber um soluço contido por tanto orgulho aflorado é  incrível.
Você deveria ter um coração aí no meio do seu peito. Sério. Porque exatamente como digo aqui, Técnica e coração se misturam. O instante tem que ser como ele é.

Essa são algumas clicadas da minha galeria ‘oficial’ da associação:

01
02
03
05
07
08
09
Pra continuar na sessão gratidão. De fato é necessário agradecer a todas as alminhas apaixonadas que se dispuseram a aceitar um monte de brincadeiras bacanas que foram revertidas em centenas de milhares de fotos que passaram pela aprovação de meus olhos.
Tem um monte de gente que desde a época das formaturas, e fotografia publicitária, e still e tudo mais foram me ‘lapidando’. Em técnica e sensações. Impossível esquecê-los.
Um montão de amigos pessoais: Bê, Lu, Chi, Déia, Pedro, Dinha, La, Ma, Mari, Gisela,  And, Hev, Marcelo, Evandro, Rodrigo e um tantão de outros  que as vezes nem sabem nada técnico sobre fotografia mas que repetida e incansavelmente vem me dizer por MSN, Telefone e pessoalmente que adoram ver minhas imagens e tudo mais. Vocês me impulsionam. #fato.

Ah sim, gracias madre! (y)

Bom, e agora? Veja bem. Agora é uma via de duas mãos.
Sou parceiro de inúmeros fotógrafos premiadíssimos internacionalmente.

Em contrapartida, minhas noivas podem ter a tranquilidade de estar trabalhando com alguém que realmente vai se dedicar a entregar qualidade, técnica e coração no que faz.
E sim, comprovadamente!

E aí? Se vocês chegaram até aqui querem mais novidades é? Haha, só esperar, prometo.

RZISPWP MEMBER

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 pitacos pelo blog |
Pitacos pelo Facebook

Agora é sua vez! Diz aí!


25 Comentários

  1. Lu Aith disse:

    “Rosa” de emoção… hahahaha
    Gui querido, você merece, isso é só o começo, pode ter certeza.
    Me sinto muito feliz de ter feito parte disso de alguma maneira.
    E com o Vinicius ainda de sponsor???
    Preciso comentar mais alguma coisa???
    Eu estou MUITO ORGULHOSA de você.
    Parabéns, parabéns, parabéns!!!!!
    Outra coisa: acima de qualquer técnica e conhecimento, você tem um coração de ouro, por isso consegue captar as mais belas emoções.
    Beijossssss

  2. A La disse:

    Preciso dizer q MAIS UMA VEZ estou MEGA FELIZ por MAIS essa sua IMPORTANTÍSSIMA conquista?!

    A única coisa pequena em vc é a altura (rsrsrsrs)… pq no que se trata de inteligência, força de vontade, dedicação, sentimento e caráter, vc é simplesmente GIGANTE!

    Muito mais do que PARABÉNS, hj eu desejo que continue a NÃO se contentar com as conquistas obtidas, e que sempre busque mais e mais, porque você pode ir muito mais além do q imagina!

    Um enorme beijo de quem em todos os momentos independente de qualquer coisa, sempre torceu por você!

  3. MARIANA disse:

    Há uma grande diferença em agradar e reconhecer.
    Me perdoe, de coração, mas você sabe que não perco meu tempo tentando agradar as pessoas, e jamais as elogio para deixá-las feliz.
    Estou aqui por um motivo muito justo: admiro muito a paixão com que você se envolve e transforma os momentos em algo mágico e ao mesmo tempo profissionais demais, acho mais que claro seu potencial, faço questão de acompanhar todos os trabalhos e fico aqui babando em tanta coisa linda de se ver =D
    Eu que nem noiva sou adoro olhar o site, ver os trabalhos recentes, ver tudo tão criativo, e já que não posso contratar ainda, saio por aí te indicando com o maior orgulho do mundo.
    O mais legal é o comentário das pessoas que ficam boquiabertas, como eu, pela qualidade toda. Esse é o Rodrigo Zapico!
    Esse prêmio [sem clichê] é mais que merecido pela sua dedicação, pela sua criatividade, pela sede que você tem pela evolução e tenho certeza que isso é apenas o começo.

    Agora seguuuura.
    Master orgulhosa de vc!!

  4. Carmen disse:

    Bem… o que posso eu te falar meu filho.!!
    ORGULHO de você sempre tive, desde os primeiros dias de vida vc me mostrou que ia ser guerreiro e que veio com uma luz para alegrar sua mãe, sua família, tão carente de alegrias. Desde pequeno esforçado, em cada desafio que vencia com mérito, nunca se conforma com um 9, tinha que ser 10..rsrs lembra?!!
    Ser sua mãe hj é mais do FELICIDADE é um previlégio que o Papai do Céu me deu como recompensa de todo o amor que vivemos todos os dias de nossas vidas!! Estou muuuito orgulhosa de vc!! PARABÉNS!!
    Sinto hj apenas a falta de não poder pegar o telefone e dizer ao nosso Nano ” como eres rico y precioso”, mais sei que ele esteja onde estiver está te aplaudindo de pé como todos nós.
    TE AMO meu filho, muito, muito, muito mais do que a mim mesma, peço a Deus que te proteja pela longa e LINDA jornada que tenho certeza terás daqui para frente. Seu carinho com os noivos, tenho certeza te ajudarão no reconhecimento de seu trabalho. Nós mulheres, gostamos muito de sermos bem tratadas e paparicadas rsrs…e queremos ter o Grande dia de nossa vida, registrado de maneira poética, como pede o momento. Vc sabe fazer isso com maestria e muito carisma, pois DOM é DOM, use a abuse disso a seu favor, além é claro de todos os conhecimentos adquiridos e somados no caminho. Já pensou daqui a 5 anos…???
    Pra vc eu tiro meu chapéu !!

  5. Bady disse:

    Éhhhh carinha, como dizem, vc é f..(piiii) mesmo !
    Como a Mabady falou, esse seu carisma é que encanta, isso o torna cada vez grande, não em tamanho…rsrs, mas em inteligência, postura, criatividade…
    Como dizia a Déias da facul “nosso menino cresceu”…cresceu e vai crescer ainda mais Déia, sabe pq ?…ele é como eu de escorpião, não aceita um ˜não”, somos birrentos, mas fazemos, e qd fazemos, ahhhh sai de baixo que é pra arrebentar.
    Bom, só queria te parabenizar por mais essa conquista, merecida por sinal. Continue sempre assim, não mude por nada e nem por ninguém, não vale a pena, seja vc mesmo, sempre.
    Estou aqui pra tudo que precisar, conte comigo meu filho mais velho.
    Abraços !!

  6. Lu Aith disse:

    Que lindos os comentários :o)

  7. Marcia Piveta disse:

    Uhuhuhuhuhuh!! Parabéns Rô, que show!!

    Fala aí, é ou não é bom receber a notícia de que o seu trabalho foi reconhecido e aceito por uma associação internacional?
    Quando entrei no ISPWP esperei meu marido chegar em casa, era perto de meia noite, o vizinho de baixo deve ter nos xingado até, porque nós gritamos e pulamos juntos. rsrsrs
    É o reconhecimento de um trabalho que amamos muito fazer.

    Agora é ganhar prêmios hein menino bonito!!

    beijo grande!!

  8. Roseane Moura disse:

    Cheguei até aqui pela querida Lu Aith. Fiquei emocionada e com os olhinhos brilhantes e por que não, orgulhosos, com a sua tragetória, seu relato, sua conquista. Parabéns!!!!!! E que venham mais conquistas.

    Um dia chego lá. rs

  9. Parabéns Rodrigo!!!
    Vc vai longe…

  10. Gisela disse:

    Meu amigo,se essa Gisela daí sou eu,to famosa mesmo,nossa ser falada no blog de um fera como vc,é show!!!rssrsrs
    Falando desse super,hiper prêmeio,só tenho a dizer que vc merece isso e muito mais,porque é um profissional dos mais feras que já conheci.Parabéns,parabéns e tenho certeza que junto desse vem um montão .
    Bj

  11. Camila Golin disse:

    Rodrigo!!!!
    Foi uma surpresa receber sua msg outro dia e descobrir que acabamos trilhando caminhos bem parecidos! Fiquei muito feliz mesmo, porque mesmo não nos conhecendo pessoalmente admiro seu trabalho e sua escrita (que me encanta!!!!! – diga-se de passagem). Ainda tenho seu livro autografado hein…!!! rs. Fiquei ainda mais orgulhosa de saber que vc agora é um fotógrafo internacional….. Que máximo! Parabéns por mais esta vitória, por esse grande passo na sua carreira e agora em diante te desejo muito muito mais noivinhos pela frente! Grande Beijo.

  12. Lucas Lermen disse:

    Parabéns!! Reconhecimento super merecido, voce é uma das pessoas que assim como o grande Vinicius está levando ao topo do mundo a fotografia brasileira! muito sucesso!

  13. Rodrigo,

    Parabéns pelo seu trabalho e seja bem-vindo.

  14. Olá, Rodrigo!
    Fiquei bem contente com esta novidade. Isso mostra que quando eu e meu noivo, Rodrigo, fizemos nossa escolha pela Arte RZ, sabíamos o potencial que você e sua equipe tinham. Esperamos que tudo seja assim, lindo, cheio de “técnica e coração” no nosso Grande Dia também.
    Abraço.

  15. Bernardo Gil disse:

    Zapicooooo!
    Com um pouco de atraso venho deixar aqui algumas das coisas que já te disse por msn.

    Primeiro de tudo, PARABÉNS! Tou muito feliz, de verdade, e orgulohos por vc! Vc é um cara muito talentoso e merece todo o reconhecimento do mundo. E não só pelo talento, mas pela dedicação com que se envolve nas coisas e principalmente pelo seu caráter.

    Continuo te desejando muito sucesso na suia carreira e muita felicidade na vida. Você merece tudo de bom que vem acontecendo e muito mais que com certeza ainda está por vir!

    abração do seu amigo,
    Bê!
    =D

  16. Marina Favato disse:

    Ei Rodrigo,
    havia temos que não lia um post tão bom!
    Parabéns pelo sucesso e muita energia positiva nesta nova jornada.
    Marina Favato

  17. Rodrigo,

    Cara, não conhecia seu trabalho com casamentos (até mesmo pq minha área não é essa) e passei a conhecer através do blog do Vinicius, o qual acompanhho sempre. Posso dizer com toda certeza, seu trabalho é nota 1000! Parabéns, cara! Parabéns mesmo pq vc merece!

    Posso imaginar a emoção de ter seu trabalho reconhecido de tal forma! Fico pensando como seria caso acontecesse comigo, que tenho fé que um dia acontecerá!

    Um abração e parabéns novamente!

  18. Rodrigo, nao conhecia seu trabalho, cheguei aqui pelo blog do mestre vinicius, que tem nos influenciado muito! Bom, quero parabenizar vc pela conquista, eu estou comecando na arte da fotografia de casamentos e vibro com sua conquista, parabens!!

  19. Lívia disse:

    Rodrigo, parabéns querido!!!!

    Vc merece!!! Qdo fazemos algo que amamos e com o coração, tudo é diferente!!!

    Vc merece!!!

    Estou ansiosa pra saber os cliks que vc vai dar no meu casório rsrsrs ta chegando!!!

    Bjãoooo

  20. Marina Favato disse:

    Rodrigo,
    Tive que voltar aqui pra falar mais uma coisinha…rs
    O título deste post deveria ser tratado como tese de doutorado….rs
    Seria um dos melhores tópicos ever!
    Bjos

  21. Marcelo disse:

    Parabéns Rodrigo!!!
    Você chegou lá..
    Abraço..

  22. Rafa disse:

    E olha só você fazendo referência ao Mestre dos Magos!!! Confesso que ri, muito. #piadainterna

    Eita laiá, isso tem menos de um ano heim? E cá está você, setembro de 2010, premiado novamente… triplamente premiado. E lá dizia sua mãe “Já pensou daqui a 5 anos…???” … Não sei se pensou, mas certamente não imaginou que em onze meses a vida te retribuiria por cada batalha.

    Pouco tempo? que nada!

    tempo? que é isso senão um amontoado de números que Deus Chronos colocou pra humanidade acompanhar!

    Seu tempo é outro… você entende outro tempo e faz pouco caso da cronologia! E no seu tempo, as coisas acontecem na velocidade certa, no momento exato, oportuno e merecido. Longe dos segundos, contados no relógio, aquele preto lindo, sua vida é contada em sorrisos, abraços, lágrimas, conquistas, tropeços, acertos, palavras, muitas palavras… e seus segundos são o pulsar do seu coração… que pulsa a mil por hora sempre. E com o mesmo astral gigante com que você a vislumbra uma vida bacana a cada pulsar, essa vida te brinda com tudo que há de melhor.. é só isso que acontece… que nos acontece. Recebemos o que merecemos, seja sempre como for, é assim. E tenho certeza que vc tem ganhado muita coisa bacana mesmo! Mas é culpa desse coração inversamente proporcional ao seu tamanho… é mérito dessa alma “gigante pela própria natureza”.

    Que eu me orgulho das suas conquistas, isso você já sabe. Que eu adoro escrever por aqui, isso vc também sabe. Mas que eu resolvi fuçar seus posts antigos, isso você só vai saber agora. =)

    E como dizia Renato Russo: “temos nosso próprio tempo”. psiquitiu =*

  23. […] de vez de publicidade. O diploma da USP já só servia para juntar poeira. A conquista da ISPWP tinha acabado de acontecer. E aí, agora, eu talvez fosse visto, com a intenção de desistir de […]

  24. michell disse:

    Hej Alle, jeg Michell Edward en enkelt mor fra Dudelange i Luxembourg, vil jeg gerne dele denne store vidnesbyrd om, hvordan jeg fik min lån fra Cynthia Raymond Loan Company, da vi blev drevet ud af vores hjem, når jeg ikke kunne betale mine regninger enhver mere, efter blevet snydt af forskellige firmaer på nettet, og er blevet nægtet et lån fra min bank og nogle andre kredit union besøgte jeg. mine børn blev truffet af familiepleje, jeg var helt alene på gaden. Indtil en dag jeg skammeligt gik ind i en gammel skolekammerat, der introducerede mig til Cynthia Raymond Loan Company Først jeg fortalte hende, at jeg ikke er klar til at tage enhver risiko
    for at anmode om et lån på linje mere, men hun forsikrede mig om, at jeg vil modtaget min lån fra dem. På en anden tanke, på grund af min hjemløshed jeg tog en prøve og ansøgte om lånet, heldigvis for mig, jeg fik et lån på $ 7,500.00 fra {cynthiaraymond232@gmail.com}. Er glad for jeg tog risikoen og ansøgte om lånet. mine børn er blevet givet tilbage til mig og nu jeg ejer et hjem og en virksomhed af min egen. Alt taknemmelighed går til Cynthia Raymond Lan Company for at give en mening til mit liv, da jeg havde mistet alt håb …

Deixe seu comentário



Fotografia e Filmes de Emoção

A gente não busca histórias perfeitas.
A gente conta histórias verdadeiras.
E por assim ser, especialmente únicas.

Não que elas dependam da gente para acontecer.
Mas sim, dependem orgulhosamente da gente para permanecer.

O click é de fato o som do infinito.
O instante não volta.
A Fotografia jamais vai.
A emoção nunca pára.

Tome seu tempo.
Reviva seus sonhos.

Rodrigo Zapico


1
É isso mesmo, você achou seus fotógrafos!
Vamos combinar uma conversa para você conhecer um pouquinho mais da gente e do nosso trabalho?
Powered by